Conteúdo Mínimo

FILOSOFIA
Conteúdos Mínimos

1º Ano de Escolaridade

1º Bimestre.
ME CONHECENDO E ME ACEITANDO
* O que sou?
* A minha identidade
* Meu corpo
* Regras de convivência
* Regras da sala.
* Cuidando do meu material, da sala e da escola
* Datas Comemorativas.

2º. Bimestre.
FORMAS E ESPACIALIDADE
* O corpo e o meio em que habito
* Minhas características físicas e essenciais
* Reconhecendo o mundo
* Formato dos objetos.
* Lago x fino / Grande x pequeno.
* Relação de espaço – frente, dentro, lado, etc.
* Direita x esquerda.
* Avaliação motora.
*Datas Comemorativas.

3º. Bimestre.
AS OUTRAS PESSOAS E AS AMIZADES
* O valor da Amizade
* Diálogo e suas formas.
* Pedir perdão e perdoar.
* Certo e errado.
* Gentileza e educação – as três palavrinhas mágicas.
* Divisão da comunidade - bairro, cidade, estado e País
* Avaliação cognitiva.
* Datas Comemorativas.

4º. Bimestre.
LAR E FAMÍLIA
* Núcleo familiar.
* Ninguém é igual, todos somos especiais.
* Cuidando de mim.
* Higiene pessoal
* Respeitando e sendo respeitado.
*Datas Comemorativas.

2º Ano de Escolaridade

1º Bimestre.
AS OUTRAS PESSOAS E O MUNDO
* Regras da sala e as consequências do não cumprimento das regras.
* Não vivemos sozinhos.
* A minha cidade - relações sociais em Seropédica.
* Outros lugares, outras pessoas.
* O meu e o de todos / o público e o privado.
* Avaliação motora.
* Datas Comemorativas.

2º. Bimestre.
OS OBJETOS E O ESPAÇO QUE OCUPAM
* Inteiro e metade.
* A parte e o todo / Cheio e vazio.
* Quantidade.
* Movimentação no espaço.
* Objeto em 2D e objeto em 3D.
* Avaliação cognitiva.
* Datas Comemorativas.

3º. Bimestre.
A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS

* Aprendendo com meus pais – educação começa em casa.

* Direitos e deveres.

* Certo e errado.
* Bullyng.
* Você é responsável.
* Liberdade e respeito.

*Datas Comemorativas.


4º. Bimestre.
SER DIFERENTE É NORMAL
* Famílias diferentes.
* Direitos iguais.
* O mesmo Deus, muitas igrejas;
* Entendendo as diferenças.
* Inclusão social.
* Igualdade X diferenças.
*Datas Comemorativas.

3º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre.
Direitos e Deveres
* Regras da sala e as consequências do não cumprimento das regras.
* Diferença entre direitos e deveres.
* Estatuto da criança e do adolescente.
* Igualdade.
*Proteção para desenvolver.
* Alimentação.
* Nome e nacionalidade.
* Datas Comemorativas.

2º. Bimestre.
Direitos
* Moradia e Higiene.
* Acessibilidade e inclusão.
* Educação e Lazer.
* Abandono e trabalho infantil.
* Justiça.
* Ser criança é...
* Datas Comemorativas.

3º. Bimestre.
Deveres
*Cordialidade e Respeito.
* Bullying.
* Mentira.
* Preconceito.
* Responsabilidade e organização.
* Evitando acidentes.
* Datas Comemorativas.

4º. Bimestre.
Orientação e medição espacial
* Leste, oeste, norte, sul.
* Formas de mesura – metro, litro, quilograma, etc.
* Usando a régua e a fita métrica.
* Quando mede?
* Quanto pesa?
* Datas Comemorativas.

4º Ano de Escolaridade

1º. Bimestre.
O Trânsito e as Fabulas
* O que é meio de transporte?.
* Tipos de meios de transporte – terrestre, aquático e aéreo.
* Regras do trânsito e sinalização
* Os contos, as fábulas e as histórias infanto-juvenis
* A importância dos histórias para as crianças
* Qual a moral da história?
* Datas comemorativas.

2º. Bimestre.
Consciência de Mim e do Meu Lugar no Mundo
* O que realmente mereço? – autoexame.
* Autocontrole.
* Curiosidade e experiências.
* Pequenas escolhas, grandes projetos.
* Honestidade, justiça e verdade.
* Convivência humana.
* Datas Comemorativas.

3º. Bimestre.
Minha Escola, Minha Casa e Minha Vida
* O que é Hierarquia?
* Hierarquia da escola.
* Hierarquia do município.
* Quem faz as leis?
* Porque eu devo cumprir as leis?
* Datas Comemorativas.

4º. Bimestre.
Da Escola para a Vida
* Filosofia de vida.
* Viver de acordo com o que se pensa
* Faça o que eu digo e faça o que eu faço
* Mitos são mentiras?
* O que eu quero ser.
* O que o mundo espera de nós.
* Iniciativa.
* Datas Comemorativas.

5º Ano de Escolaridade

1º. Bimestre.
A Terra Precisa de Mim
* A água e sua importância.
* Lixo e poluição / Reciclagem e adubo.
* Poluição do ar.
* Poluições invisíveis – poluição auditiva e visual.
* Desmatamento e queimadas.
* Mitologia egípcia em defesa do meio ambiente
* O Que posso fazer para ajudar a Terra?
* Datas Comemorativas.

2º. Bimestre.
Me Localizando e Entendendo
* O que é um mapa?.
* Aprendendo a ler um mapa.
* Criando um mapa.
* O que é um gráfico?
* Tipos de gráfico.
* Como entender um gráfico.
* Elaborando um gráfico.
* Datas Comemorativas.

3º. Bimestre.
Causa e Consequência
* Diferença entre sequência e consequência.
* Relação causa x consequência.
* Consequência necessária x sequência factual.
* Consequência das ações.
* Consequência legal.
* Datas Comemorativas.

4º. Bimestre.
Sociedade e suas Estruturas
* Hierarquia na mitologia nórdica e egípcia.
* Hierarquia entre as esferas públicas.
* Os três poderes.
* Esfera municipal, estadual e federal.
* Cargos políticos e suas obrigações.
* O que é sociedade civil?
* Voto consciente.

* Datas Comemorativas.

6º Ano de Escolaridade.
Objetivos:
Nesse ano de escolaridade o aluno será introduzido ao processo filosófico e ao “pensar filosoficamente” e a usar o raciocínio lógico.
Os conteúdos devem ser aplicados de forma lúdica, interativa e que agucem a curiosidade do aluno não só pela matéria, mas por todo ambiente escolar.

1º. Bimestre
Mitologia
* Deuses gregos e o olimpo.
* Teogonia - Deuses e o Olimpo.
* O Mito e seus ensinamentos- A mitologia como projeto didático.
* Homero - Ilíada e Odisseia.
* Mito de criação - Prometeus e o homem.
* As formas do mito grego - poesia, epopeia, comédia e tragédia.

2º. Bimestre
Filosofia
* A verdade mitológica não se discute – inspiração divina.
* Mito como ensinamento - projeto paidéitico.
* A verdade mitológica em discussão.
* Condições históricas e filosóficas para o surgimento da filosofia.
* Desencantamento do mundo - A natureza desmistificada.
* Distinção entre mitos e logos.

3º. Bimestre
Filosofia pré-socrática
*As escolas pré socraticas.
* A verdade está na compreensão da natureza e não na inspiração de musas  - Pré-socráticos.
* Monismo e pluralismo - Tales e Empédocles.
* Mobilismo e Imobilismo - Heraclito e Parmênedes.
* Diferença entre crença, opinião e conhecimento.

4º. Bimestre
Desenvolvimento da filosofia
* O que é filosofia e pra que ela serve?
* Transição da mitologia para a filosofia
* Conhecimento racional da natureza
* O que é pensar filosoficamente?
* Pensamento crítico.



7º anos de Escolaridade.
Objetivos:
Nesse momento da escolaridade os conteúdos começaram a explorar a capacidade do aluno de interpretar e questionar o mundo de forma critica e coerente.
Demos continuidade á exploração de temas da filosofia e de pensamento dos principais filósofos compreendendo dentro deles problemas e questões atuais, tentando buscar respostas para nós mesmos através da filosofia.

1º. Bimestre.
Embate entre Sócrates e os Sofistas
* Revisão: relação mito x razão.
* As definições - "O que é?" em Sócrates.
* Maiêutica socrática.
* Atitude filosófica como prática política.
* A Retórica sofistica

2º. Bimestre.
Filosofia Platônica
* Quem foi Platão? - Sistematizador da filosofia antiga.
* O amor em Platão.
* A justiça em Platão.
* O conhecimento em Platão.
* O mito da caverna.

3º. Bimestre.
Filosofia Aristotélica
* Filosofia prática aristotélica.
* Quem foi Aristóteles? - Discípulo e crítico de Platão.
* Inatismo em Platão e conhecimento adquirido em Aristóteles.
* Os princípios da Física Aristotélica - Ente.
* A compreensão teleológica das ações.
* A mediania como princípio ético.
* A política como sabedoria prática - a interseção do público com o privado.

4º. Bimestre.
Filosofia
* Lógica aristotélica
* O que é lógica?
* Desenvolvimento do raciocínio lógico.
* Estrutura lógico-argumentativa.
* Gramática e Vocabulário e lógico.



 8º ano de escolaridade
Objetivos:
Nesse ano continuaremos com a formação do panorama geral da filosofia no mundo. Os conteúdos passaram a aplicar conceitos filosóficos gerais no mundo e nos temas atuais. O aluno não só buscará resposta na filosofia, mas usará o método filosófico para desenvolver suas próprias respostas.

1º. Bimestre.
Filosofia Medieval I
* Passagem da antiguidade para idade média .
* Fé e Política unidos.
* A patrística.
* Os ecos da filosofia Antiga na Filosofia Medieval.
* A razão justificando a fé.

2º. Bimestre.
Filosofia Medieval II
* Razão e ciência a serviço a fé.
* Ceticismo medieval.
* Escolástica
* Ressurgimento dos clássicos.
* Fim da idade média

3º. Bimestre.
Idade Moderna
* Revolução científica.
*A dúvida cartesiana
*Conhecimento a priori e a posteriori.

4º. Bimestre.
Política Moderna
* Iluminismo e Política
* Maquiavel e o “O príncipe”.
* Hobbes e o Leviatão.
* Rousseau e o contrato social.
* Locke e direito de propriedade.


  
9º Ano de Escolaridade.
Objetivo:
Essa fase do ensino de filosofia deve preparar o aluno para o ensino médio e para o mercado de trabalho o foco deverá ser na interdisciplinaridade da filosofia com a vida e na reflexão de assuntos que estarão diretamente em contato com os alunos na vida adulta. Nesse ponto a reflexão ganha um nova perspectiva, onde o aluno vai antes mesmo que responder questões, formular problemas.

1º. Bimestre.
Nietzsche e Foucault
* Aspectos da filosofia contemporânea.
* Quem foi Nietzsche e aspectos gerais.
* Quem foi Foucault e E aspectos gerais.
* Critica à metafísica nietzschiana.
* Niilismo.
* Foucault e a crítica as instituições.

2º. Bimestre.
Política Contemporânea
* Marx e o capitalismo
* Sistemas políticos de governo.
* Análise da política nacional
* As orbes da política brasileira: legislativo, executivo, judiciário / Nação, estado e município
* Intervenção da mídia: o quarto poder

3º. Bimestre.
Tópicos em Filosofia I
* Ética
* Política
* Análise de discursos: defesa dos ideais
* Formação de grupos sociais e estruturas de poder.
* Modelos políticos: Capitalismo, socialismo (marxismo) e anarquismo. Éticas e políticas.
* Capitalismo de estado e capitalismo neoliberal.
* Política nacional - paternalismo e assistencialismo.
* Índices nacionais e seus significados – Inflação, IDH, Divida externa etc.

4º. Bimestre.
Tópicos em Filosofia II
* Estética
* Aplicando filosofia no cotidiano.
* Analise de paradigmas sociais.
* Lógica formal
* Tabela de verdade.



      ENSINO RELIGIOSO

Conteúdos Mínimos

1º e 2º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre
Caracterização do Sagrado
* O que significa sagrado?
* O que é uma Religião?
* Qual a minha Religião?
* Quem sou eu?
* Devo apreciar toda a obra da criação
*Comportamento e educação
* Obediência e responsabilidade

2º. Bimestre
Tradições Religiosas
* Muitas Religiões
* Não existe certo nem errado, só diferente
* O importante é ter fé         
* Respeito é fundamental
* Liberdade Religiosa
* Semelhanças com Deus
* Valorização da vida e do amor fraternal

3º. Bimestre
Matrizes Religiosas
* Cristianismo
* Outras crenças
* Crenças pelo mundo
* Reconhecer a importância da família na conduta religiosa
* O valor da partilha e da família
* Como manusear a bíblia?

4º. Bimestre
Religiões no Brasil
* O que significa Estado laico?
* Religiões predominantes no Brasil
* De onde vieram nossas crenças?
* O importante é a amizade

3º e 4º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre
Caracterização do Sagrado
* O que é sagrado para mim?
* A minha religião e a minha fé.
* A fé não cega, ilumina
* Fanatismo religioso
* Comportamento segundo a sua fé
* A família pela bíblia
* Cuidando de mim e do outro

2º. Bimestre
Tradições Religiosas
* Politeísmo e Monoteísmo
* Religiões politeístas
* Religiões monoteístas       
* Respeito é fundamental
* Liberdade Religiosa
* Fraternidade, bondade e generosidade
* Justiça, união e respeito

3º. Bimestre
Matrizes Religiosas
* Religiões Cristã
* Catolicismo x protestantismo
* Judaísmo e islamismo
* Livre arbítrio e responsabilidade
* Ditaduras religiosas e Estado laico
* Compaixão, valores e atitudes
* Pessoas especiais na sociedade

4º. Bimestre
Religiões no Brasil
* Religiões indígenas
* Religiões afrodescendentes
* Religiões europeias
* Todas as religiões pregam o bem a sua maneira
* As parábolas e a atualidade do mundo
* Dignidade
* Respeitar e conviver com a famílias, as pessoas e as religiões diferentes

5º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre
Descobrindo o sentido da Vida
* As muitas explicações religiosas para a origem da vida.
* Criação do mundo em 6 dias
* Adão e Eva
* Jardim do Éden e o fruto proibido
* Céu e inferno: recompensa e castigo
* Livre arbítrio
* Tentações no mundo
* Responsabilidade e consequência das ações

2º. Bimestre
Expressão de fé que revela minha identidade
* Objetos que expressão fé
* Vestimentas que expressão fé
* Comportamentos que expressão fé
* Valores que expressão fé
* Preconceito e marginalização
* Liberdade Religiosa e de Expressão
* Você acredita em tudo que a bíblia diz?

3º. Bimestre
Ritos Religiosos
* Batismo, a estrada na religião
* Confirmação do Batismo
* Confissão e redenção
* Casamento e todos os seus símbolos
* Discriminação
* Perseguição religiosa
* Relações interpessoais

4º. Bimestre
Ritos Presentes na Vida
* A cultura é formada por ritos
* Ritos religiosos, pagãos e culturais se misturam
* Ritos familiares
* Ritos da escola
* Ritos do dia-a-dia
* Educação para a paz
* Cidadania: exercício da democracia
* Você tem fé de que o mundo pode melhorar?

6º e 7º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre
Fé e Cultura
* O que é divindade?
* Como a minha religião influencia minha vida?
* Como as outras religiões influenciam minha vida?
* Práticas religiosas: Islã
* Práticas religiosas: Judaica
* Práticas religiosas: Budista
* Práticas religiosas: Hindu
* Práticas religiosas: Cristã

2º. Bimestre
Fé e Razão
* Teologia
* Mitos contemporâneos
* Guerras Religiosas
* Perseguição Religiosa
* Santa inquisição e Guerra Santa
* Espaços e tempos sagrados
* Símbolos religiosos

3º. Bimestre
Fé e Ciência
* Explicação científica para fenômenos considerados religiosos
* Origem da vida para a ciência e para a fé
* Fé na ciência
* A ciência também pode errar
* Crenças e ideologias religiosas
* Fenômenos da fé e fenômenos psicológicos
* União de fé e ciência

4º. Bimestre
Fé e questões contemporâneas
* Como a fé explica fenômenos da ciência?
* Toda religião é uma construção histórica
* O mundo muda, a religião se conversa
* Mitos e narrativas sagradas
* Qual o atual papel da religião?
  
8º e 9º Ano de Escolaridade.

1º. Bimestre
Ética, Moral e Religião
* Motivos religiosos justificam ações anti-éticas?
* A religião como formadora de crenças morais
* Os fins justificam os meios?
* Liberdade e religião
* Religião e regeneração
* Religião e ética nas tradições religiosas
* Moral e direitos humanos

2º. Bimestre
Função da religião na sociedade contemporânea
* Religião e Política
* Religião e suas implicações práticas
* Como separar fé pessoal dos interesses sociais
* História das religiões no Brasil
* Ética e moral no processo de humanização
* Drogas, violência, sexualidade e bullying

3º. Bimestre
Questões atuais de Bioética e Biodireito
* O que é bioética?
* O que é biodireito?
* Motivos religiosos servem para justificar processos jurídicos?
* Limite da vida: Eutanásia e aborto
* Evolução da medicina: fecundação in vitro, células tronco e modificação genética.
* Posição de líderes religiosos

4º. Bimestre
Fé e Vida
* Direitos humanos e justiça social
* Defesa ambiental
* Orientação da fé para o convívio com o outro e com a Terra
* Educação para aprimoramento de si
* A fé e o cuidado de si.
* Como a fé pode mudar o homem?

EJA
Conteúdos Mínimos

ALFABETIZAÇÃO - FASE I
A RELAÇÃO HOMEM / NATUREZA - Vegetal, Mineral e Animal - Natureza, preservação e responsabilidade - Lixo e poluição - Economizando a água e preservando o futuro.
SUBPROJETO EJA: “Água: Um bem econômico de valor vital para nossa existência”.
A MINHA CIDADE  - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.
ÉTICA - Ética e moralidade.  


ALFABETIZAÇÃO - FASE II
A RELAÇÃO HOMEM / NATUREZA - Vegetal, Mineral e Animal - Natureza, preservação e responsabilidade - Lixo e poluição - Economizando a água e preservando o futuro.
SUBPROJETO EJA: “Água: Um bem econômico de valor vital para nossa existência”.
A MINHA CIDADE  - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.

ÉTICA - Ética e moralidade.



ALFABETIZAÇÃO - FASE III
- Direitos e deveres - Direitos iguais - Convivência Humana -  Leste, oeste, norte sul - Formas de mensura – metro, litro, quilograma, etc - Usando a régua - Usando a fita métrica - Quanto mede?

 FASE IV
- O que é inclusão social? - Respeitando as diferenças - Deficiências e competências - Promoção da inclusão social - O que é hierarquia? - Hierarquia na escola - Hierarquia da política - Quem faz as leis? - Por que eu devo cumprir as leis?

 FASE V
- O mesmo Deus, muitas igrejas - Famílias diferentes - Entendendo as diferenças - Direitos iguais - Liberdade de opinião - Esfera: Municipal, Estadual e Federal - O que é sociedade civil? - Cargos políticos e suas obrigações - Voto consciente  

 FASE VI
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA Habilidades e Competências - Situar a filosofia como uma das dimensões para compreender e transformar o ser humano e o mundo. - Identificar a origem do filosofar e do que leva o homem a filosofar. - Despertar os estudantes para a presença de elementos e abordagens filosóficas nos pensamentos, crenças, atitudes do seu cotidiano e práticas sociais.  
Foco do Bimestre: MITO E FILOSOFIA Habilidades e Competências - Identificar o discurso mítico. - Identificar o discurso filosófico. - Articular as relações entre mito e filosofia. - Situar o surgimento da Filosofia e suas contribuições na Grécia Antiga.   
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: O QUE É O SER HOMEM? Habilidades e Competências - Compreender o ser humano como um ser singular. - Compreender o ser humano como um ser político.  
Foco do Bimestre: CAMINHOS PARA APRENDER A FILOSOFAR Habilidades e Competências - Estabelecer e problematizar as diferenças entre doxa episteme. - Situar a importância e o legado que a filosofia grega deixou para o mundo Ocidental. 

FASE VII
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: O QUE É CONHECIMENTO Habilidades e Competências - Analisar as noções de aparência e de realidade. - Identificar e compreender as condições de possibilidades do conhecimento. - Diferenciar o conhecimento fundamentado em argumentos e o saber baseado na autoridade.  
Foco do Bimestre: INSTRUMENTOS DO PENSAR FILOSÓFICO Habilidades e Competências - Apropriar-se de princípios e de alguns dos instrumentos da lógica para o pensar filosófico. - Desenvolver o raciocínio lógico e a argumentação.   
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: FILOSOFIA E CIÊNCIA Habilidades e Competências - Relacionar os diversos tipos de conhecimento. - Situar a especificidade da Filosofia em relação à Ciência. - Analisar e discutir o problema da questão do método em Filosofia e na Ciência.  
Foco do Bimestre: PROBLEMATIZANDO A RAZÃO Habilidades e Competências - Situar e discutir os limites da noção de razão na modernidade. - Reconhecer as diferenças entre ciência e cientificismo. - Identificar e analisar as finalidades da escola enquanto espaço de democratização do saber e de construção do conhecimento.  

FASE VIII  
1° BIMESTRE
 Foco do Bimestre: RAZÃO E SENSIBILIDADE Habilidades e Competências - Compreender a Arte em sua noção ampliada para além das Belas Artes, como o bem fazer (téchne). - Identificar a Arte como forma de conhecer e de fazer em diferentes épocas. - Identificar o bem fazer e o cuidado de si como elementos para a construção da autobiografia.   
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: A DIMENSÃO ÉTICA Habilidades e Competências - Refletir sobre a noção do saber ético. - Refletir sobre a questão da felicidade (eudaimonia) em diferentes épocas. - Identificar os desafios éticos a partir de situações atuais, evidenciadas na mídia, no cotidiano, na escola, nas comunidades, na sociedade.  

FASE IX
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: A DIMENSÃO POLÍTICA Habilidades e Competências - Compreender o papel da política na atualidade à luz da noção de política na Antiguidade. - Identificar e discutir filosoficamente justiça, relações de poder, democracia e liberdade. - Perceber-se como sujeito político na vida da “cidade”.   
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: PERSPECTIVAS Habilidades e Competências - Analisar as práticas ideológicas e alienantes presentes no cotidiano e suas repercussões para o mundo do trabalho. -  Compreender a relação cidadão e cidadania - refletir sobre a construção histórica e cultural da sociedade brasileira - Analisar a situação político, social e econômica do Brasil - Compreender o papel da educação para a formação civil - Reconhecer as relações de emprego e renda - Refletir sobre projetos e planos para o futuro.

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