FILOSOFIA
Conteúdos
Mínimos
1º
Ano de Escolaridade
1º Bimestre.
ME CONHECENDO E ME ACEITANDO
* O que sou?
* A minha identidade
* Meu corpo
* Regras de convivência
* Regras da sala.
* Cuidando do meu material, da
sala e da escola
* Datas Comemorativas.
2º. Bimestre.
FORMAS E ESPACIALIDADE
* O corpo e o meio em que habito
* Minhas características físicas e
essenciais
* Reconhecendo o mundo
* Formato dos objetos.
* Lago x fino / Grande x pequeno.
* Relação de espaço – frente,
dentro, lado, etc.
* Direita x esquerda.
* Avaliação motora.
*Datas Comemorativas.
3º. Bimestre.
AS OUTRAS PESSOAS E AS AMIZADES
* O valor da Amizade
* Diálogo e suas formas.
* Pedir perdão e perdoar.
* Certo e errado.
* Gentileza e educação – as três
palavrinhas mágicas.
* Divisão da comunidade - bairro,
cidade, estado e País
* Avaliação cognitiva.
* Datas Comemorativas.
4º. Bimestre.
LAR E FAMÍLIA
* Núcleo familiar.
* Ninguém é igual, todos somos
especiais.
* Cuidando de mim.
* Higiene pessoal
* Respeitando e sendo respeitado.
*Datas Comemorativas.
2º Ano de Escolaridade
1º Bimestre.
AS OUTRAS PESSOAS E O MUNDO
* Regras da sala e as consequências do não cumprimento das
regras.
* Não vivemos sozinhos.
* A minha cidade - relações sociais em Seropédica.
* Outros lugares, outras pessoas.
* O meu e o de todos / o público e
o privado.
* Avaliação motora.
* Datas Comemorativas.
2º. Bimestre.
OS OBJETOS E O ESPAÇO QUE OCUPAM
* Inteiro e metade.
* A parte e o todo / Cheio e
vazio.
* Quantidade.
* Movimentação no espaço.
* Objeto em 2D e objeto em 3D.
* Avaliação cognitiva.
* Datas Comemorativas.
3º. Bimestre.
A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS
* Aprendendo com meus pais –
educação começa em casa.
* Direitos e deveres.
* Certo e errado.
* Bullyng.
* Você é responsável.
* Liberdade e respeito.
*Datas Comemorativas.
4º. Bimestre.
SER DIFERENTE É NORMAL
* Famílias diferentes.
* Direitos iguais.
* O mesmo Deus, muitas igrejas;
* Entendendo as diferenças.
* Inclusão social.
* Igualdade X diferenças.
*Datas Comemorativas.
3º
Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre.
Direitos
e Deveres
* Regras da sala e as consequências do não cumprimento das
regras.
* Diferença entre direitos e deveres.
* Estatuto da criança e do adolescente.
* Igualdade.
*Proteção para desenvolver.
* Alimentação.
* Nome e nacionalidade.
* Datas Comemorativas.
2º. Bimestre.
Direitos
* Moradia e Higiene.
* Acessibilidade e inclusão.
* Educação e Lazer.
* Abandono e trabalho infantil.
* Justiça.
* Ser criança é...
* Datas Comemorativas.
3º. Bimestre.
Deveres
*Cordialidade e Respeito.
* Bullying.
* Mentira.
* Preconceito.
* Responsabilidade e organização.
* Evitando acidentes.
* Datas Comemorativas.
4º. Bimestre.
Orientação e medição espacial
* Leste, oeste, norte, sul.
* Formas de mesura – metro, litro,
quilograma, etc.
* Usando a régua e a fita métrica.
* Quando mede?
* Quanto pesa?
* Datas Comemorativas.
4º Ano de Escolaridade
1º. Bimestre.
O
Trânsito e as Fabulas
* O que é meio de transporte?.
* Tipos de meios de transporte – terrestre, aquático e
aéreo.
* Regras do trânsito e sinalização
* Os contos, as
fábulas e as histórias infanto-juvenis
* A importância dos
histórias para as crianças
* Qual a moral da história?
* Datas comemorativas.
2º. Bimestre.
Consciência de Mim e do Meu Lugar no Mundo
* O que realmente mereço? –
autoexame.
* Autocontrole.
* Curiosidade e experiências.
* Pequenas escolhas, grandes projetos.
* Honestidade, justiça e verdade.
* Convivência humana.
* Datas Comemorativas.
3º. Bimestre.
Minha
Escola, Minha Casa e Minha Vida
* O que é Hierarquia?
* Hierarquia da escola.
* Hierarquia do município.
* Quem faz as leis?
* Porque eu devo cumprir as leis?
* Datas Comemorativas.
4º. Bimestre.
Da Escola para a Vida
* Filosofia de vida.
* Viver de acordo com o que se pensa
* Faça o que eu digo e faça o que eu faço
* Mitos são mentiras?
* O que eu quero ser.
* O que o mundo espera de nós.
* Iniciativa.
* Datas Comemorativas.
5º Ano de Escolaridade
1º. Bimestre.
A
Terra Precisa de Mim
* A água e sua importância.
* Lixo e poluição / Reciclagem e adubo.
* Poluição do ar.
* Poluições invisíveis – poluição auditiva e visual.
* Desmatamento e queimadas.
* Mitologia egípcia em defesa do
meio ambiente
* O Que posso fazer para ajudar a
Terra?
* Datas Comemorativas.
2º. Bimestre.
Me Localizando e Entendendo
* O que é um mapa?.
* Aprendendo a ler um mapa.
* Criando um mapa.
* O que é um gráfico?
* Tipos de gráfico.
* Como entender um gráfico.
* Elaborando um gráfico.
* Datas Comemorativas.
3º. Bimestre.
Causa
e Consequência
* Diferença entre sequência e consequência.
* Relação causa x consequência.
* Consequência necessária x
sequência factual.
* Consequência das ações.
* Consequência legal.
* Datas Comemorativas.
4º. Bimestre.
Sociedade e suas Estruturas
* Hierarquia na mitologia nórdica
e egípcia.
* Hierarquia entre as esferas
públicas.
* Os três poderes.
* Esfera municipal, estadual e
federal.
* Cargos políticos e suas obrigações.
* O que é sociedade civil?
* Voto consciente.
* Datas Comemorativas.
6º Ano de
Escolaridade.
Objetivos:
Nesse ano de escolaridade
o aluno será introduzido ao processo filosófico e ao “pensar filosoficamente” e
a usar o raciocínio lógico.
Os conteúdos devem ser
aplicados de forma lúdica, interativa e que agucem a curiosidade do aluno não
só pela matéria, mas por todo ambiente escolar.
1º.
Bimestre
Mitologia
* Deuses gregos e o olimpo.
* Teogonia - Deuses e o Olimpo.
* O Mito e seus ensinamentos- A mitologia como
projeto didático.
* Homero - Ilíada e Odisseia.
* Mito de criação - Prometeus e o homem.
* As formas do mito grego - poesia, epopeia,
comédia e tragédia.
2º.
Bimestre
Filosofia
* A verdade mitológica não se discute –
inspiração divina.
* Mito como ensinamento - projeto paidéitico.
* A verdade mitológica em discussão.
* Condições históricas e filosóficas para o
surgimento da filosofia.
* Desencantamento do mundo - A natureza desmistificada.
* Distinção entre mitos e logos.
3º.
Bimestre
Filosofia
pré-socrática
*As escolas pré socraticas.
* A verdade está na compreensão da natureza e não
na inspiração de musas - Pré-socráticos.
* Monismo e pluralismo - Tales e Empédocles.
* Mobilismo e Imobilismo - Heraclito e
Parmênedes.
* Diferença entre crença, opinião e conhecimento.
4º.
Bimestre
Desenvolvimento
da filosofia
* O que é filosofia e pra que ela serve?
* Transição da mitologia para a filosofia
* Conhecimento racional da natureza
* O que é pensar filosoficamente?
* Pensamento crítico.
7º anos de
Escolaridade.
Objetivos:
Nesse momento da
escolaridade os conteúdos começaram a explorar a capacidade do aluno de
interpretar e questionar o mundo de forma critica e coerente.
Demos continuidade á
exploração de temas da filosofia e de pensamento dos principais filósofos
compreendendo dentro deles problemas e questões atuais, tentando buscar
respostas para nós mesmos através da filosofia.
1º. Bimestre.
Embate
entre Sócrates e os Sofistas
* Revisão: relação mito x razão.
*
As definições - "O que é?" em Sócrates.
*
Maiêutica socrática.
*
Atitude filosófica como prática política.
*
A Retórica sofistica
2º. Bimestre.
Filosofia
Platônica
*
Quem foi Platão? - Sistematizador da filosofia antiga.
*
O amor em Platão.
*
A justiça em Platão.
*
O conhecimento em Platão.
*
O mito da caverna.
3º. Bimestre.
Filosofia Aristotélica
*
Filosofia prática aristotélica.
*
Quem foi Aristóteles? - Discípulo e crítico de Platão.
*
Inatismo em Platão e conhecimento adquirido em Aristóteles.
*
Os princípios da Física Aristotélica - Ente.
*
A compreensão teleológica das ações.
*
A mediania como princípio ético.
*
A política como sabedoria prática - a interseção do público com o privado.
4º. Bimestre.
Filosofia
*
Lógica aristotélica
*
O que é lógica?
*
Desenvolvimento do raciocínio lógico.
*
Estrutura lógico-argumentativa.
*
Gramática e Vocabulário e lógico.
8º ano de
escolaridade
Objetivos:
Nesse ano continuaremos
com a formação do panorama geral da filosofia no mundo. Os conteúdos passaram a
aplicar conceitos filosóficos gerais no mundo e nos temas atuais. O aluno não
só buscará resposta na filosofia, mas usará o método filosófico para
desenvolver suas próprias respostas.
1º. Bimestre.
Filosofia
Medieval I
*
Passagem da antiguidade para idade média .
*
Fé e Política unidos.
*
A patrística.
*
Os ecos da filosofia Antiga na Filosofia Medieval.
*
A razão justificando a fé.
2º. Bimestre.
Filosofia
Medieval II
*
Razão e ciência a serviço a fé.
*
Ceticismo medieval.
*
Escolástica
*
Ressurgimento dos clássicos.
*
Fim da idade média
3º.
Bimestre.
Idade
Moderna
* Revolução científica.
*A dúvida cartesiana
*Conhecimento a
priori e a posteriori.
4º. Bimestre.
Política
Moderna
*
Iluminismo e Política
*
Maquiavel e o “O príncipe”.
*
Hobbes e o Leviatão.
*
Rousseau e o contrato social.
*
Locke e direito de propriedade.
9º Ano de
Escolaridade.
Objetivo:
Essa fase do ensino de
filosofia deve preparar o aluno para o ensino médio e para o mercado de
trabalho o foco deverá ser na interdisciplinaridade da filosofia com a vida e
na reflexão de assuntos que estarão diretamente em contato com os alunos na
vida adulta. Nesse ponto a reflexão ganha um nova perspectiva, onde o aluno vai
antes mesmo que responder questões, formular problemas.
1º. Bimestre.
Nietzsche e
Foucault
*
Aspectos da filosofia contemporânea.
*
Quem foi Nietzsche e aspectos gerais.
*
Quem foi Foucault e E aspectos gerais.
*
Critica à metafísica nietzschiana.
*
Niilismo.
*
Foucault e a crítica as instituições.
2º. Bimestre.
Política
Contemporânea
*
Marx e o capitalismo
*
Sistemas políticos de governo.
*
Análise da política nacional
*
As orbes da política brasileira: legislativo, executivo, judiciário / Nação,
estado e município
*
Intervenção da mídia: o quarto poder
3º. Bimestre.
Tópicos em
Filosofia I
*
Ética
*
Política
*
Análise de discursos: defesa dos ideais
*
Formação de grupos sociais e estruturas de poder.
*
Modelos políticos: Capitalismo, socialismo (marxismo) e anarquismo. Éticas e
políticas.
*
Capitalismo de estado e capitalismo neoliberal.
*
Política nacional - paternalismo e assistencialismo.
*
Índices nacionais e seus significados – Inflação, IDH, Divida externa etc.
4º. Bimestre.
Tópicos em
Filosofia II
* Estética
* Aplicando filosofia no cotidiano.
* Analise de paradigmas sociais.
* Lógica formal
* Tabela de verdade.
ENSINO RELIGIOSO
Conteúdos Mínimos
1º e 2º Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre
Caracterização do Sagrado
* O que
significa sagrado?
* O que é uma Religião?
* Qual a minha Religião?
* Quem sou eu?
* Devo apreciar toda a obra da
criação
*Comportamento e educação
* Obediência e responsabilidade
2º. Bimestre
Tradições Religiosas
* Muitas
Religiões
* Não
existe certo nem errado, só diferente
* O importante é ter fé
* Respeito é fundamental
* Liberdade Religiosa
* Semelhanças com Deus
* Valorização da vida e do amor fraternal
3º. Bimestre
Matrizes Religiosas
* Cristianismo
*
Outras crenças
*
Crenças pelo mundo
*
Reconhecer a importância da família na conduta religiosa
* O
valor da partilha e da família
* Como
manusear a bíblia?
4º. Bimestre
Religiões no Brasil
* O que
significa Estado laico?
*
Religiões predominantes no Brasil
* De
onde vieram nossas crenças?
* O
importante é a amizade
3º e 4º Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre
Caracterização do Sagrado
* O que
é sagrado para mim?
* A minha religião e a minha fé.
* A fé não cega, ilumina
* Fanatismo religioso
* Comportamento segundo a sua fé
* A família pela bíblia
* Cuidando de mim e do outro
2º. Bimestre
Tradições Religiosas
*
Politeísmo e Monoteísmo
*
Religiões politeístas
* Religiões monoteístas
* Respeito é fundamental
* Liberdade Religiosa
* Fraternidade, bondade e generosidade
* Justiça, união e respeito
3º. Bimestre
Matrizes Religiosas
*
Religiões Cristã
*
Catolicismo x protestantismo
*
Judaísmo e islamismo
* Livre arbítrio e responsabilidade
* Ditaduras religiosas e Estado laico
* Compaixão, valores e atitudes
* Pessoas especiais na sociedade
4º. Bimestre
Religiões no Brasil
* Religiões
indígenas
*
Religiões afrodescendentes
* Religiões europeias
* Todas as religiões pregam o bem a sua maneira
* As parábolas e a atualidade do mundo
* Dignidade
* Respeitar e conviver com a famílias, as pessoas e as
religiões diferentes
5º Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre
Descobrindo o sentido da
Vida
* As
muitas explicações religiosas para a origem da vida.
* Criação do mundo em 6 dias
* Adão e Eva
* Jardim do Éden e o fruto
proibido
* Céu e inferno: recompensa e
castigo
* Livre arbítrio
* Tentações no mundo
* Responsabilidade e consequência das ações
2º. Bimestre
Expressão de fé que revela
minha identidade
*
Objetos que expressão fé
*
Vestimentas que expressão fé
*
Comportamentos que expressão fé
* Valores que expressão fé
*
Preconceito e marginalização
* Liberdade Religiosa e de Expressão
* Você acredita em tudo que a bíblia diz?
3º. Bimestre
Ritos Religiosos
*
Batismo, a estrada na religião
*
Confirmação do Batismo
*
Confissão e redenção
*
Casamento e todos os seus símbolos
*
Discriminação
*
Perseguição religiosa
*
Relações interpessoais
4º. Bimestre
Ritos Presentes na Vida
* A
cultura é formada por ritos
* Ritos
religiosos, pagãos e culturais se misturam
* Ritos
familiares
* Ritos
da escola
* Ritos
do dia-a-dia
*
Educação para a paz
*
Cidadania: exercício da democracia
* Você tem fé de que o mundo pode melhorar?
6º e 7º Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre
Fé e Cultura
* O que
é divindade?
* Como
a minha religião influencia minha vida?
* Como as outras religiões
influenciam minha vida?
* Práticas religiosas: Islã
* Práticas religiosas: Judaica
* Práticas religiosas: Budista
* Práticas religiosas: Hindu
* Práticas religiosas:
Cristã
2º. Bimestre
Fé e Razão
* Teologia
* Mitos
contemporâneos
* Guerras Religiosas
*
Perseguição Religiosa
* Santa inquisição e Guerra Santa
* Espaços e tempos sagrados
* Símbolos religiosos
3º. Bimestre
Fé e Ciência
*
Explicação científica para fenômenos considerados religiosos
*
Origem da vida para a ciência e para a fé
* Fé na
ciência
* A
ciência também pode errar
*
Crenças e ideologias religiosas
*
Fenômenos da fé e fenômenos psicológicos
* União
de fé e ciência
4º. Bimestre
Fé e questões contemporâneas
* Como
a fé explica fenômenos da ciência?
* Toda
religião é uma construção histórica
* O
mundo muda, a religião se conversa
* Mitos
e narrativas sagradas
* Qual
o atual papel da religião?
8º e 9º Ano de Escolaridade.
1º. Bimestre
Ética, Moral e Religião
*
Motivos religiosos justificam ações anti-éticas?
* A religião como formadora de
crenças morais
* Os fins justificam os meios?
* Liberdade e religião
* Religião e regeneração
* Religião e ética nas tradições religiosas
* Moral e direitos humanos
2º. Bimestre
Função da religião na
sociedade contemporânea
* Religião e Política
* Religião e suas implicações práticas
* Como
separar fé pessoal dos interesses sociais
* História
das religiões no Brasil
* Ética
e moral no processo de humanização
*
Drogas, violência, sexualidade e bullying
3º. Bimestre
Questões atuais de Bioética
e Biodireito
* O que
é bioética?
* O que
é biodireito?
*
Motivos religiosos servem para justificar processos jurídicos?
*
Limite da vida: Eutanásia e aborto
*
Evolução da medicina: fecundação in vitro,
células tronco e modificação genética.
*
Posição de líderes religiosos
4º. Bimestre
Fé e Vida
* Direitos
humanos e justiça social
* Defesa
ambiental
* Orientação
da fé para o convívio com o outro e com a Terra
*
Educação para aprimoramento de si
* A fé
e o cuidado de si.
* Como
a fé pode mudar o homem?
A RELAÇÃO HOMEM / NATUREZA - Vegetal, Mineral e Animal - Natureza, preservação e responsabilidade - Lixo e poluição - Economizando a água e preservando o futuro.
SUBPROJETO EJA: “Água: Um bem econômico de valor vital para nossa existência”.
A MINHA CIDADE - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.
ÉTICA - Ética e moralidade.
- Direitos e deveres - Direitos iguais - Convivência Humana - Leste, oeste, norte sul - Formas de mensura – metro, litro, quilograma, etc - Usando a régua - Usando a fita métrica - Quanto mede?
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA Habilidades e Competências - Situar a filosofia como uma das dimensões para compreender e transformar o ser humano e o mundo. - Identificar a origem do filosofar e do que leva o homem a filosofar. - Despertar os estudantes para a presença de elementos e abordagens filosóficas nos pensamentos, crenças, atitudes do seu cotidiano e práticas sociais.
EJA
Conteúdos Mínimos
ALFABETIZAÇÃO - FASE I
A RELAÇÃO HOMEM / NATUREZA - Vegetal, Mineral e Animal - Natureza, preservação e responsabilidade - Lixo e poluição - Economizando a água e preservando o futuro.
SUBPROJETO EJA: “Água: Um bem econômico de valor vital para nossa existência”.
A MINHA CIDADE - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.
ÉTICA - Ética e moralidade.
A MINHA CIDADE - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.
ÉTICA - Ética e moralidade.
ALFABETIZAÇÃO - FASE II
SUBPROJETO EJA: “Água: Um bem econômico de valor vital para nossa existência”.
A MINHA CIDADE - Relações sociais em Seropédica - Outros lugares, outras pessoas - O meu e o de todos / o público e o privado.
ÉTICA - Ética e moralidade.
ALFABETIZAÇÃO - FASE III
FASE IV
- O que é inclusão social? - Respeitando as diferenças - Deficiências e competências - Promoção da inclusão social - O que é hierarquia? - Hierarquia na escola - Hierarquia da política - Quem faz as leis? - Por que eu devo cumprir as leis?
FASE V
- O mesmo Deus, muitas igrejas - Famílias diferentes - Entendendo as diferenças - Direitos iguais - Liberdade de opinião - Esfera: Municipal, Estadual e Federal - O que é sociedade civil? - Cargos políticos e suas obrigações - Voto consciente
FASE VI
Foco do Bimestre: CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA Habilidades e Competências - Situar a filosofia como uma das dimensões para compreender e transformar o ser humano e o mundo. - Identificar a origem do filosofar e do que leva o homem a filosofar. - Despertar os estudantes para a presença de elementos e abordagens filosóficas nos pensamentos, crenças, atitudes do seu cotidiano e práticas sociais.
Foco do Bimestre: MITO E FILOSOFIA Habilidades e Competências - Identificar o discurso mítico. - Identificar o discurso filosófico. - Articular as relações entre mito e filosofia. - Situar o surgimento da Filosofia e suas contribuições na Grécia Antiga.
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: O QUE É O SER HOMEM? Habilidades e Competências - Compreender o ser humano como um ser singular. - Compreender o ser humano como um ser político.
Foco do Bimestre: CAMINHOS PARA APRENDER A FILOSOFAR Habilidades e Competências - Estabelecer e problematizar as diferenças entre doxa episteme. - Situar a importância e o legado que a filosofia grega deixou para o mundo Ocidental.
FASE VII
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: O QUE É CONHECIMENTO Habilidades e Competências - Analisar as noções de aparência e de realidade. - Identificar e compreender as condições de possibilidades do conhecimento. - Diferenciar o conhecimento fundamentado em argumentos e o saber baseado na autoridade.
Foco do Bimestre: INSTRUMENTOS DO PENSAR FILOSÓFICO Habilidades e Competências - Apropriar-se de princípios e de alguns dos instrumentos da lógica para o pensar filosófico. - Desenvolver o raciocínio lógico e a argumentação.
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: FILOSOFIA E CIÊNCIA Habilidades e Competências - Relacionar os diversos tipos de conhecimento. - Situar a especificidade da Filosofia em relação à Ciência. - Analisar e discutir o problema da questão do método em Filosofia e na Ciência.
Foco do Bimestre: PROBLEMATIZANDO A RAZÃO Habilidades e Competências - Situar e discutir os limites da noção de razão na modernidade. - Reconhecer as diferenças entre ciência e cientificismo. - Identificar e analisar as finalidades da escola enquanto espaço de democratização do saber e de construção do conhecimento.
FASE VIII
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: RAZÃO E SENSIBILIDADE Habilidades e Competências - Compreender a Arte em sua noção ampliada para além das Belas Artes, como o bem fazer (téchne). - Identificar a Arte como forma de conhecer e de fazer em diferentes épocas. - Identificar o bem fazer e o cuidado de si como elementos para a construção da autobiografia.
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: A DIMENSÃO ÉTICA Habilidades e Competências - Refletir sobre a noção do saber ético. - Refletir sobre a questão da felicidade (eudaimonia) em diferentes épocas. - Identificar os desafios éticos a partir de situações atuais, evidenciadas na mídia, no cotidiano, na escola, nas comunidades, na sociedade.
FASE IX
1° BIMESTRE
Foco do Bimestre: A DIMENSÃO POLÍTICA Habilidades e Competências - Compreender o papel da política na atualidade à luz da noção de política na Antiguidade. - Identificar e discutir filosoficamente justiça, relações de poder, democracia e liberdade. - Perceber-se como sujeito político na vida da “cidade”.
2° BIMESTRE
Foco do Bimestre: PERSPECTIVAS Habilidades e Competências - Analisar as práticas ideológicas e alienantes presentes no cotidiano e suas repercussões para o mundo do trabalho. - Compreender a relação cidadão e cidadania - refletir sobre a construção histórica e cultural da sociedade brasileira - Analisar a situação político, social e econômica do Brasil - Compreender o papel da educação para a formação civil - Reconhecer as relações de emprego e renda - Refletir sobre projetos e planos para o futuro.
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